domingo, 19 de junho de 2016

PBH lançou mais uma edição da CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Grupo Aconchego - Cruz Vermelha
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania / Secretaria Municipal de Políticas Sociais e da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Idosa, promoveu, no dia 15, no Teatro Francisco Nunes, o lançamento da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A programação contou com apresentações artísticas do projeto Voz e Violão e do Grupo Sementes, palestras sobre o projeto Troca de Saberes e sobre a prevenção da violência financeira, apresentação de grupos corais e homenagens aos idosos.
A secretária municipal adjunta de Direitos de Cidadania Gláucia Brandão destaca que a campanha já integra o calendário da Secretaria, reforçando o compromisso da Prefeitura com políticas públicas a favor do segmento. “Não é fácil romper o silêncio das pessoas idosas quando a violência é intrafamiliar. Em defesa do agressor, as pessoas se calam, omitem e justificam a agressão sofrida. E a vergonha de expor a debilidade familiar também mantêm o silêncio e a cumplicidade da violência” (Berzins 2007). Nesse sentido, a realização de campanhas de combate à violência é essencial para a mudança de tais paradigmas”, complementa a Secretária.

A coordenadora dos Direitos da Pessoa Idosa Maria Fontana Cardoso ressaltou que "a redução da violência contra o idoso está intimamente ligada ao empoderamento das vítimas para que essas possam colocar fim à situação abusiva. Isso acontece a partir do conhecimento dos seus direitos, das formas que a violência se manifesta e da rede de proteção, ou seja, onde denunciar.  Nesse sentido, a Campanha tem seu foco principal na formação e informação. É urgente e indispensável a participação dos meios de comunicação na ampla divulgação sobre envelhecimento digno como direito. Longevidade sem dignidade não é conquista. Conclamamos toda a sociedade, especialmente a pessoa idosa, a participar dessa campanha como protagonista de sua história e defensora por excelência de seus direitos e dos direitos daqueles privados de voz e de condições de sua autodefesa".

Mais informações sobre a Campanha podem ser obtidas nos telefones 3277-9761 e 3277-4460.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...