domingo, 1 de fevereiro de 2015

30/01 – Dia da Não Violência


Com o aumento do número de idosos no País a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) chama a atenção para os altos índices registrados de casos de pessoas que sofrem com situações que vão desde agressões físicas até psicológicas e morais.
Frequentemente os agressores são familiares das vítimas o que, muitas vezes, pode dificultar a notificação da violência, devido à ligação física e emocional do idoso com seu algoz. (âmbito familiar)
A Sociedade ressalta que, em defesa dos direitos e da integridade desta parcela da população o Estatuto do Idoso estabelece expressamente punições a pessoas que cometem atos de violência, como cita o Art. 4º: Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
 Números da violência
Em relação a violência contra idosos, figura em primeiro lugar violações por negligência; seguido de violência psicológica; abuso financeiro/econômico e violência patrimonial e violência física, conforme apresentado em 2013 no estudo Envelhecimento no Brasil” da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).
 Em caso de presenciar algum tipo de abuso, disque 100! http://ow.ly/IeOHk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...