segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso

Quem já presenciou alguém não oferecendo cuidados adequados à pessoa idosa ou dando um pouquinho mais daquele medicamento que “sossega o leão” para deixar o idoso mais quietinho e não dar muito trabalho, ou quem sabe dizendo que o velho já está fazendo “hora extra”? Esses são apenas alguns exemplos de tipos de violência que presenciamos na nossa sociedade. Vemos, nos indignamos, mas nos calamos.
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso (Foto: Divulgação).
O Dia Mundial de Combate a Violência contra o Idoso surgiu com a necessidade de sensibilizar e conscientizar a população para lutar contra as diversas formas de violência à pessoa idosa.É muito importante que a sociedade saiba os tipos de violência, como evitá-las e como fazer denúncias.
Infelizmente sabemos que o número de notificações de suspeitas de violência contra a pessoa idosa é muito pequeno, diante da realidade dos fatos. Muitas vezes, a violência ocorre no contexto familiar, praticada por um membro da família da pessoa idosa. Em defesa do agressor (filho, filha, neto, neta…), o idoso se cala, omite por medo das consequências dessa denúncia e em algumas situações, ele se considera merecedor de maus tratos, ou acha que é normal da idade sofrer violência.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso
Informe-se. Tenha conhecimento sobre os seus direitos e deveres. A informação é a sua principal aliada.
Participe. Esteja presente em grupos e atividades que lhe dão prazer, tragam desenvolvimento pessoal e a convivência com outras pessoas.
Denuncie. Se for necessário, por mais difícil que seja a situação, denunciar é a maneira de impedir que maiores problemas ocorram.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso
A população deve reconhecer que maus tratos existem e têm um efeito destrutivo na vida dos nossos idosos. Quando identificarmos, devemos romper o silêncio que permeia a violência contra a pessoa idosa. Podemos denunciar em:
1. Delegacias Policiais;
2. Delegacia Especializada da Mulher;
3. Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa;
4. Centro de Referência da Assistência Social (CRAS);
5. Ministério Público;
6. E por meio do Disque 100: um serviço gratuito, que acolhe denúncias de violência contra pessoas idosas e funciona 24 horas por dia.
Em qualquer desses locais a identidade de quem denuncia é preservada.
Todos nós devemos propiciar um ambiente em que a velhice seja digna e aceita como uma parte natural do ciclo de vida. Devemos desencorajar atitudes que negam essa fase da vida, que consideram uma etapa de inutilidade e desvalorização do ser. As pessoas idosas têm o direito de viver com dignidade, livres de abuso e exploração, deve ser dada a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades educacionais, culturais e espirituais e econômicas.

Redatora: Lais.
Lais Lopes Delfino é Mestre e Doutoranda em Gerontologia pela UNICAMP. Proprietária da Qualis – Especializada na arte de cuidar.

Dia Mundial de Conscientização da Violência 
contra o Idoso
Este texto disponível: http://opaportal.com.br/site/fiquesabendo/dia-mundial-de-conscientizacao-da-violencia-contra-o-idoso/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...