quarta-feira, 14 de novembro de 2012

FÓRUM DA TERCEIRA IDADE APRESENTA DETALHES SOBRE O CENTRO MAIS VIDA


 O nosso objetivo é divulgar as reuniões dos  Fóruns da Terceira Idade das Regionais de Belo Horizonte. 

Iniciaremos com esta matéria do Fórum da Regional Norte

Terça-feira, 13 de Novembro de 2012 - Diário Oficial do Município (DOM) - Ano XVIII - Edição N.: 4192

Como Cuidar do Idoso. Esta foi a proposta do Fórum da Terceira Idade realizado no final de outubro na Regional Norte, atividade organizada pela Gerência de Políticas Sociais, através da Gerência de Programas Sociais. Para debater o tema “Ações do Centro Mais Vida”, a palestrante Raquel Azevedo, coordenadora de Enfermagem da unidade, apresentou os vários serviços disponibi­lizados nos últimos dois anos.
O Centro Mais Vida faz parte do Programa de Atenção à Saúde do Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde, e é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a Secretaria de Estado da Saúde e com o Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O propósito do centro é ofertar um padrão de excelência em atenção à saúde do idoso. O foco principal é o atendimento do idoso frágil e a elaboração de um plano de cuidados.
Para que o idoso seja encaminhado, ele passa por triagem através de um centro de saúde. É necessária a identificação do idoso frágil, o que passa por vários critérios como idade, imobilidade parcial ou total, incontinência urinária ou fecal, instabilidade postural, incapacidade cognitiva, história de internações frequentes e/ou pós-alta hospitalar, insuficiência familiar e alta vulnerabilidade social, entre outros itens.
No Centro Mais Vida o idoso é avaliado. São levantados dados como peso, pressão, glicemia, saúde bucal, medicação usada e são repassadas orientações sobre prevenção de quedas, oficinas de direitos dos idosos, lian gong, insônia e depressão, entre outras informações. Após toda a avaliação é feito o plano de cuidados que é apresentado e implantado pelo médico do centro de saúde. Segundo Raquel Azevedo, o objetivo é estreitar os laços entre o centro de saúde e o Centro Mais Vida. “Aqui no Centro Mais Vida nós focamos na funcionalidade e nas atividades desenvolvidas pelo usuário. Em 13 anos atendemos 500 idosos. Hoje atendemos esse mesmo número por mês”, destaca.
A idosa Maria Queiroga afirma que o serviço é muito importante e pode ajudar na melhoria da qualidade de vida do idoso. “Não conhecia este programa. Achei interessante. Vou procurar o geriatra do centro de saúde e, se necessário, participar de tudo que for indicado para me manter sadia”, disse.
REGIONAL NORTEAs reuniões realizam 4ª(quarta) quarta-feira de cada  mês das 9 às 12h, Distrito Regional Norte - Rua Pastor Murilo Cassete, 85 São Bernardo
Para maiores informações liguem para 3277-0998 -NILSON


Conselheiros Representantes nas reuniões do Conselho Municipal do Idoso:


Conselheiro Efetivo: Conceição Augusta de Paiva Silva

Conselheiro Suplente: Ana Cordeiro de Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...